terça-feira, 15 de fevereiro de 2011
Quem sou?
Exodo 3:11
A historia de Moisés antes do encontro com Deus na sarça nos mostra o quanto queremos dar um “jeitinho” para que as coisas dêem certo. Apesar de ser salvo milagrosamente de um infanticídio e Deus colocá-lo para dormir literalmente com o inimigo, Moisés começa a sua vida com algumas atitudes nobres, como: não aceitar ser chamado de filho da princesa do Egito e aprende com sua mãe biológica as verdades sobre o Deus de Israel. Mas em determinado momento, sua vida dá uma reviravolta, comete um assassinato e acha que será aclamado o herói dos escravos, mas estes mesmos o denunciam: “Quem te colocou como líder sobre nós?” “Quer fazer com a gente o mesmo que fez com o egípcio ontem?”
Por causa disto Moisés passou longos anos longe do Egito, um príncipe da maior potencia do mundo agora confinado ao deserto como um simples pastor de ovelhas, frustrado e intimidado por não entenderem suas boas intenções.
Saiba meu querido que é no calor do deserto que o verdadeiro crente vai ser forjado. Gerações ficaram no deserto, mas saiba de uma coisa, aquele que venceu a morte também passou pelo deserto. Após este período de deserto, quebrantado, amedrontado, querendo ser apenas um na multidão, o Senhor lhe aparece e o chama para fazer aquele grandioso trabalho.
A pergunta que Moisés fez ao Senhor é a pergunta que devemos ter em nossa consciência: quem sou para libertar o povo?
Sim, era isto que Deus queria ouvir, “não consigo”, “não tenho condições”, “não sou ninguém”, “até aqui fiz tudo errado”, “ninguém vai acreditar em mim”.
A resposta de Deus é consoladora: “Eu vou te conduzir”, em outras palavras: “você irá fazer conforme Eu ordenar”.
Conhecer a Deus é conhecer a nós mesmos. Saber quem somos, de onde viemos e por qual propósito estamos aqui nesta terra,reconhecer que sozinho não consigo seguir em frente e que tem alguém em quem posso confiar e que está disposto a me conduzir. Existe muito “Moisés” por aí tentando resolver os seus problemas com as próprias mãos, e quando fazem de forma errada olham de um lado para o outro tentando jogar pra debaixo do tapete suas falhas e se esquecem de olhar para o alto. Isto acaba criando monstros terríveis de se domar na alma humana, pois a independência de Deus provoca marcas que dificilmente irão cicatrizar.
Moisés encontrou na dependência de Deus orientações para enfrentar Faraó e liderar os hebreus. Isto fica nítido quando o livro de Êxodo narra o seu grito com os israelitas: “aquietai-vos e sabei quem é Deus.”
Que lições você pode tirar do seu deserto?
Um abraço
Adriano da Silva Papa
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário