quarta-feira, 9 de novembro de 2016

Querem acabar com a nossa forma de pensar

I coríntios 14:20
Irmãos, deixem de pensar como crianças. Com respeito ao mal, sejam crianças; mas, quanto ao modo de pensar, sejam adultos. 
Querem acabar com a nossa maneira de pensar. Com o avanço da tecnologia, estamos assistindo passivos a criação de uma geração que não quer pensar. Diante de uma situação, se não houver uma resposta pronta, não existe a busca de uma solução. Como isso tem acontecido? Com certeza não foi da noite para o dia.
Vc pode observar nos anúncios de televisão. Vc vê comerciais de perfume que mostram jogos de sedução mas não dão nenhuma informação a respeito do produto. Propaganda de cerveja regadas a mulheres sensuais, lanches que dão a impressão que darão felicidade eterna ao come-los, sempre acompanhados de crianças alegres e sorridentes. Planos de saúde ou de seguradora que mostram que se vc não tem é um cara totalmente azarado.
Esses produtos quando apresentados não estão nem aí para transmitir informações, mas sim mexer com as emoções do telespectador e chamar atenção para ele. Isso acaba trazendo a ilusão de um estilo de vida em um mundo que não é real.
Isso tem danificado a capacidade de pensar e reduzido a verdadeira comunicação.
Quer ver um exemplo do que estou falando? Quando vejo no noticiário, alguma autoridade do departamento de trânsito, dizendo que o carro que anda com o farol aceso de dia é mais visível do que o carro que anda com os faróis apagados, ele só pode estar brincando com a minha capacidade de raciocínio. E o pior que muitos acabam comprando a ideia. Pois ela é veiculada com frequência nos telejornais.
 A internet e as redes sociais, apesar de seus benefícios, tem trazido a essa geração moderna danos nos relacionamentos e no modo de pensar.  Dúzias de estudos de psicólogos, neurobiólogos , educadores e web designers indicam a mesma conclusão: quando a pessoa está on-line,  ela entra em um ambiente que promove a leitura descuidada, o pensamento apressado e distraído e o aprendizado superficial. A internet e as redes socais, produzem muita distração, prejudicando a capacidade de concentração e contemplação.
Veja o conteúdo transmitido pelos youtubers que são os ídolos pop da nova geração. Que informação relevante transmitem? A internet, assim como a TV nos fazem pensar que por termos acesso a mais informações, sabemos muito mais agora, quando na verdade estamos perdendo a nossa tolerância na área de pensar e aprender.
Já que estamos falando sobre pensar, vamos trazer para a área espiritual. O que temos presenciado nos últimos anos, chega a ser vergonhoso. Basta observarmos as mensagens que são pregadas hj com a dos pregadores eruditos de séculos passados. Homens como Jonathan Edwards, jonh Wesley, Charles spurgeon traziam mensagens com um conteúdo profundo de conhecimento da bíblia.
As pregações de hj tem que apelar para emoções, incitar a um frenesi e provocar entusiasmo. Existem exceções é claro. Mas o que vai dar ibope e trazer fama ao pregador é isso. O ensino de doutrinas biblicas acaba sendo uma coisa que as pessoas não querem, e no final de contas se vc perguntar a esse publico o que foi ensinado eles nem vão se lembrar. Por isso estamos vendo o sincretismo religioso e seus objetos adentrarem de forma escancarada os templos evangélicos e as pessoas aceitando numa boa, pois estão saturados de informações, mas não informações que trazem um verdadeiro discipulado e um verdadeiro crescimento do cristão.
Quando as mensagens modernas tem o alvo de entreter as pessoas, fica difícil falar aquilo que a bíblia ensina.
No texto que lemos o apostolo Paulo chama a igreja de corinto a um amadurecimento, a um crescimento espiritual. E usa palavras duras, chamando as atitudes praticadas por eles de atitudes de meninos.
Uma criança, por não possuir discernimento, ela é arrastada por sugestionamentos. O mesmo acontece quando um cristão não pensa para praticar suas atitudes.
Então é necessário trilhar o caminho do amadurecimento espiritual, em 2 pedro 3:18 somos orientados a crescer na graça e no conhecimento do Senhor Jesus.
Muitos não querem crescer por que isso leva tempo, a geração fast food que encontra tudo pronto tem essa dificuldade.
Está com problema? Chama o irmão fulano de tal, o pastor, a missioaria alguém que ore e dos céus virá a resposta.  Está com problema financeiro? Faça a campanha que resolve. Está com problema familiar ? compre  vassoura ungida que vai dar solução.
É necessário e saudável que na vida cristã a gente procure crescer.
Só existe crescimento espiritual, estudando a palavra de Deus. Quando vc toma gosto em aprender as verdades ensinadas aqui, vai começar pensar conforme a mente de Cristo.
Os bereanos citados e elogiados pelo apostolo Paulo, nõ aceitavam qualquer ensinamento sem ser aprovado pelo crivo da palavra. Devemos ser assim Tb.
Quero encerrar aqui, dizendo que o desafio é esse. Que possamos desconectar mais, desligar o controle remoto, para termos uma vida saudável, de comunicação com a família e de conhecimento da palavra de Deus. E pensar realmente como adultos.
Para vc que é líder, pastor, pregador da palavra o desafio é não ceder a pressão para ser superficial, mesmo tendo a nossa frente uma geração que não quer ouvir e muito menos pensar. 






Nenhum comentário:

Postar um comentário