segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Cansei!

“Não sabes? Não ouviste? O Senhor é o eterno Deus, o criador dos fins da Terra. Ele não se cansa e nem se fatiga, e não há quem esquadrinhe o seu entendimento. Dá força ao cansado, e multiplica o poder ao que não tem nenhum vigor. Até os jovens se cansam e se fatigam, e os jovens tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovarão as suas forças. Subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão, caminharão e não se fatigarão.” Isaias 40:28 - 31




- E o mundo não acabou! Tive momentos em 2012 que achei que ele acabaria para mim... passei por rompimentos, ouvi calunias a respeito do meu ministério, cheguei a pensar em desistir.

Por incrível que pareça, fazendo um retrospecto de tudo, vi que 2012 foi o ano em que mais recebi milagres, maravilhas e vi a mão de Deus agindo em meu favor. Através da tribulação, aprendi que devemos lançar sobre Ele as nossas ansiedades, aprendi que devemos tomar o jugo de Jesus, aprendi que tenho muito que aprender.

Chega o fim de ano e me lembro das palavras do profeta Isaias ao povo de Israel. Eles achavam que não podiam mais suportar as pressões que passavam por causa da servidão a outros povos. Mas Isaias lembra que até quem parecia forte por causa do vigor da juventude pode se cansar e até desmaiar de cansaço, mas se a nossa esperança estiver no Senhor haverá sim a renovação de nossas forças. Renovação tal que poderemos subir mais alto (sem o Red Bull) com asas como águia, poderemos correr e não se cansar, caminhar e não se fatigar.

Querido leitor desejo a você um 2013 cheio de realizações, vitorias, graça e misericórdia derramadas na sua vida. Se você se encontra passando por momentos de desanimo e de duvida, não se desespere, no trono de Deus está a fonte de energia e renovação para seguir em frente e transformar toda esta tribulação em pessoas melhores.

Um abraço

Adriano Papa

segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Cordel de natal



Nascimento de Jesus narrado em forma de cordel. Muito criativo. Feliz natal a todos.

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Reflexões para o natal - Jonh Piper

Eu compreendo aqueles que querem ser rigorosamente e distintamente Cristãos. Que querem ser libertos do mundo e qualquer raiz pagã que possa repousar sob nossa celebração do Natal, mas não me posiciono da mesma maneira nesta questão porque penso que chega um ponto onde as raízes já estão distantes de tal forma que o significado presente não carrega mais nenhuma conotação pagã. Fico mais preocupado com um novo paganismo que se sobreponha a feriados cristãos.


Eis um exemplo que eu uso: Todo idioma tem raízes em algum lugar. A maioria dos nossos dias da semana [em inglês] —se não todos— saíram de nomes pagãos também. Então deveríamos parar de usar a palavra “Sunday” (domingo) porque ela pode ter estado relacionada à adoração ao sol em um tempo distante? No inglês moderno, “Sunday” (domingo) não carrega aquela conotação, e é a própria natureza do idioma. De certa forma, os feriados são como a linguagem cronológica.

O Natal agora significa que marcamos, no meio cristão, o nascimento de Jesus Cristo. Nós achamos que o nascimento, a morte e a ressurreição de Cristo são os eventos mais importantes na história humana. Não marcá-los de alguma forma, através de uma celebração especial, me parece que seria insensatez.

Eu lembro de ter sido vizinho de um casal nos tempos de seminário que não celebrava os aniversários de seu filho. A ideia era, em parte, que todos os dias eram especiais para o menino. Mas se todos os dias são especiais, então provavelmente significa que não há dias especiais. Contudo, algumas coisas são tão boas e preciosas — como aniversários e até mesmo mortes — que são dignas de serem marcadas. Quão mais o nascimento e a morte de Jesus Cristo!

Realmente vale o risco, mesmo que a data de 25 de Dezembro tenha sido escolhida por causa de sua proximidade com algum tipo de festival pagão. Vamos apenas tomá-la, santificá-la e fazer o melhor com ela, porque Cristo é digno de ser celebrado em seu nascimento.

Não há motivo para escolher outra data. Não vai funcionar.



terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Reflexões para o natal - Spurgeon

Frase dita pelo Pr. Spurgeon em sua mensagem de natal. 

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Amor: o outro lado da moeda




Amor: o outro lado da moeda


“o amor não faz mal ao próximo.” Rm 13:10



Algumas frases que ouvi no aconselhamento de pessoas:

- “Você tem que continuar amando ele”. Conselho para a esposa traída.

- “Você tem que demonstrar amor para com o irmão, mesmo que ele não queira conversar com você”. Conselho para o membro da comunidade que foi caluniado, ofendido e humilhado.

- “Você tem que parar de se ofender com o que ele fala de você, porque ele nunca vai parar”.

Os exemplos que acabei de citar chamam a atenção para a incoerência que reina na comunidade cristã: a parcialidade.

Geralmente é cobrado do ofendido, do caluniado, do que foi traído que ele “libere o perdão” e isto é bom, pois a falta de perdão não faz bem a ninguém e o mesmo é um ensino divino. O que eu quero focar é que a balança do amor tem um equilíbrio para os dois lados. A pessoa magoada ou ferida se encontra em um estado de fragilidade por causa do que lhe aconteceu e muitas vezes no momento não oportuno é cobrada da mesma a “liberação de perdão” para o ofensor, em algumas situações a pessoa é tratada como se merecesse aquilo que aconteceu. Por outro lado o conselheiro não tem a ousadia de exortar o ofensor a amar e pedir perdão por sua atitude, por que? O conselheiro tem medo de ser a próxima vitima.

O mesmo fruto do Espírito que é composto pelo amor, também tem em seu conteúdo bondade, mansidão, temperança ou domínio próprio. Então podemos perceber que é difícil controlar a ira, mas o que faremos depois de irado vai contar muito na sua vida e na vida de seu próximo.

Mais uma vez, cito o exemplo de Jesus quando lhe apresentaram uma mulher que foi flagrada em adultério, o mestre disse aos acusadores: “quem não tiver pecado atire a primeira pedra”. E àquela mulher aconselhou: “vai e não peques mais”.

Um abraço.

Adriano Papa

sábado, 17 de novembro de 2012

Missões - Bolivia






Participação do missionario boliviano Raul Casanova no programa Propósitos de Vida

sábado, 10 de novembro de 2012

Senhor Cara Legal - (Evangelismo)




Video didatico evangelistico , divulguem.

quinta-feira, 8 de novembro de 2012

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O Deus é o mesmo

“O Deus é o mesmo”


“Porque há um só Deus, um só Senhor, um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.”



A moda agora é dizer que todas as religiões adoram o mesmo Deus, e que todas são boas. Nesta política de boa vizinhança, a pessoa acaba vendendo literalmente a alma ao diabo.

Fui entrevistado por um site para falar do meu cd, e o jornalista pergunta qual a minha motivação para trabalhar com a música, respondo que era tão somente para glorificar o nome de Jesus. Ele para o que está escrevendo, olha pra mim e diz:

- Você poderia mudar sua resposta, pois a linha editorial não permite o uso destes termos.

- ??????!!!!!!

Esta falsa abertura para os cristãos usarem a mídia ou qualquer acesso a multidões depende exclusivamente de uma troca: de que você não fale a verdade do evangelho, ou seja, não fale de “coisas pesadas”, faça uma auto-ajuda, massageie o ego, prometa bênçãos e todas as portas se abrirão para você.

Não consigo comparar o Deus que a Bíblia relata seus atributos com o Deus apresentado e ensinado erroneamente através da mídia.

Não consigo entender que todas as religiões ensinam o caminho do céu sem ter que passar pelo único caminho: Jesus.

A única coisa que consigo ver em todas as religiões é que eles entendem que Jesus veio a esta Terra, e ninguém nega a sua existência, está faltando entender o propósito de sua missão e sacrifício em prol de cada ser humano. Falta entender também que existe uma eternidade e que suas escolhas nesta Terra refletirão sobre o local de sua morada no além.

Todas as religiões tem o seu código moral, seu código de ética inclusive os ateístas, mas a verdade é uma só: Jesus Cristo é o único que faz com que você tenha acesso a Deus. Não existem várias verdades e o mesmo Deus, existe sim uma única verdade e um único Deus.

É um discurso duro e não muito simpático, mas também tenho que fazer as minhas escolhas: ser popular ou falar da verdade, prefiro a segunda opção.

Deixo uma frase de Jesus para meditação: “conheçam a verdade e a verdade vai te libertar.”

Abraços

Adriano Papa

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Entrevista com o cantor Marcos Goés




Entrevista com o cantor Marcos Goés no programa Propositos de Vida

sábado, 13 de outubro de 2012

Vinheta Programa Propósitos de vida



Vinheta do programa Propositos de vida que acontece toda sexta-feira

terça-feira, 2 de outubro de 2012

Adriano Papa - Manancial ou cisterna rota




Ministração no programa "Propósitos de Vida" da TV Caravelas.

sábado, 15 de setembro de 2012

O Jesus artista

O Jesus artista

“Que dizem os homens que eu sou?”



Vou parafrasear a conversa de Jesus com os seus discípulos, como se estivesse acontecendo hoje:

- Que estão dizendo que sou?

- Senhor, alguns dizem que é o profeta de Alá...

- Outros falam que o Senhor é o iluminado...

- Ainda outros que é o filho da virgem...

Pergunta novamente Jesus:

- E os evangélicos, que eles dizem que sou?

- Dizem que o Senhor é quem vai dar a vitoria...e vão pisar os inimigos;

- Dizem que o Senhor vai prosperar quem crê...e no ato de fé ofertar R$ 900,00;

- Dizem que o Senhor vai resolver todos os problemas...se comprar da toalha suada;

- Dizem ainda...

Interrompendo a conversa Jesus pergunta:

- E para vocês, quem sou?

- O Senhor é o Cristo o filho do Deus vivo. Responde Pedro.

- Pedro, esta revelação é de Deus, e sobre esta afirmação eu vou construir a minha igreja, e as forças do inferno não vão conseguir derrotá-la.

De vez em quando me pego em uma luta existencial, pois o Jesus artista, aquele apresentado pela mídia, é totalmente diferente do Jesus narrado pelo novo testamento. E o perigo para uma derrota pelas forças do inferno ocorre a partir do momento que a Igreja perde a identidade de quem realmente é Jesus.

O Jesus artista é uma mistura de gênio da lâmpada que concede todos os nossos desejos, principalmente a falta de dinheiro, com um segurança que nos protege, luta nossas causas e faz justiça (pra não usar o termo vingança). O Jesus artista está sempre resolvendo nossos problemas, mesmo aqueles que são conseqüências de decisões erradas ou de pecados, não precisamos aprender nada com isto. O Jesus artista só fala coisas boas e positivas para não entrarmos em depressão com uma palavra que nos corrige e confronta nossos erros. Com o Jesus artista eu chego até duvidar que o inferno exista, pois como disse um apresentador de TV: “Eu não acredito que Deus fica na porta do céu dizendo quem pode entrar ou não”. Com o Jesus artista todas as nossas orações são atendidas, mesmo as mais descabidas, só basta declarar ou decretar que ele atende. Se o Jesus artista não atender nossas orações, basta comprar alguns amuletos como toalhas, tapetes, água ungida ou o que a imaginação digo, a revelação permitir que ele muda de idéia rapidinho e nos concede o pedido.

O Jesus que conheço nasceu milagrosamente de uma virgem, morou em uma pequena vila chamada Nazaré, teve uma vida humana curta e um ministério impactante de 3 anos. Durante este período curou, ensinou, evangelizou e confrontou aqueles que distorciam a palavra de Deus. O Jesus que conheço é o filho de Deus, aquele que se fez homem para nos dar exemplo, mostrar que é possível amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a mim mesmo. Como disse um de seus apóstolos, Ele estava no principio da criação, ele é nossa redenção, é o autor da nossa fé. Venceu a morte ressuscitando no 3º dia, subiu aos céus e agora aguardamos sua volta.

Poderia enumerar uma lista enorme sobre Jesus, mas o mais importante para mim é que Ele me amou, mesmo sendo egoísta, orgulhoso e infiel. Levou-me para o seu redil e a cada dia sinto a sua presença nesta caminhada da vida.

Aconselho a você que está lendo esta mensagem a conhecer Jesus através da Bíblia, somente ela pode mostrar o verdadeiro Jesus e o seu propósito aqui na Terra.

Abraços

Adriano Papa









domingo, 2 de setembro de 2012

Didi desiste de fazer filme que causou polêmica entre cristãos




O humorista Renato Aragão, que recentemente voltou aos

holofotes após a imprensa nacional publicar que seus

funcionários são obrigados a levar a própria ‘marmita’ para o

trabalho, voltou a cena ao anunciar o título do seu novo filme,

‘O Segundo Filho de Deus’.

No longa, Renato viverá um suposto filho de Deus, que

segundo ele, irá terminar a missão que Jesus não foi capaz de

realizar.

“Como Jesus veio à Terra e não conseguiu cumprir a sua

missão, porque os homens não deixaram, Deus resolve mandar

um segundo filho. Aí, sim, ele cumpre a missão”, disse Renato

Aragão de acordo com publicação “Padom”.

O enredo que será baseado em ‘contos bíblicos’, já causa um

certo desconforto no meio evangélico, que já se manifesta nas

redes sociais.

SOB PRESSÃO

Dias após a notícia vir a pública, o humorista desistiu do filme.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Antonio Luiz no Propositos de vida



Vinheta anunciando a participação do cantor Antonio Luiz no Programa Propositos de Vida da Tv Caravelas Canal 12 Net cabo.

sábado, 18 de agosto de 2012

terça-feira, 14 de agosto de 2012

Missões - India



Amados irmãos e amigos, Graça e Paz vos sejam multiplicadas !




No mês de Julho completei 6 anos de trabalho na Índia pela primeira vez. Desembarquei em Hyderabad na madrugada do dia12/07/06 com apenas 114 dólares no bolso, 2 malas na mão e muita esperança no coração de cooperar com o trabalho em Bihar. Sou grato ao Senhor pela fidelidade da Igreja e a cada irmão e irmã que carinhosamente tem caminhado conosco nesse projeto transcultural ao longo desses anos. Somos infinitamente gratos ao Pai pela oportunidade de estarmos nessa missão e oramos para que continue prosperando nossa caminhada nestas terras.



Alguns lembram que em 2008 orávamos pedindo ao Senhor que nos ajudasse a entrar em 70 vilas no distrito de Gaya.O Senhor ouviu nosso pedido e conseguimos entrar em mais de 127 localidades do distrito com o programa de evangelização através do filme Boas Novas, Que mostra da criação ao juízo final. Realizamos algumas cruzadas evangelísticas e muitas pessoas se renderam ao Senhor. Não foi fácil, enfrentamos varias posições de radicais hindus, em algumas localidades cancelavam a permissão de realizar o trabalho. Em uma vila chamada Durgapur fomos expulsos por um líder político que apareceu no meio da noite. Em meio a pressões e ameaças a Preciosa Semente foi lançada; quando as portas fechavam numa direção o Senhor nos direcionava a outros lugares. Juntamente com um amigo de Rondônia cooperamos de forma integral no estabelecimento da Igreja em Bodhgaya. Entramos em dezenas de vilas nos rincões de Gaya ajudando outros pastores locais, que sempre pediam nossa ajuda. Estou muito feliz em ver o progresso dos Pastores e irmãos com quem trabalhamos e também do impacto evangelístico no Distrito de Gaya. Mas e' preciso fazer mais pela expansão do reino nesta terra, ainda tenho um grande peso no coração ao ver a realidade do estado. Bihar tem uma população que ultrapassa103 milhões de pessoas, espalhadas em mais de 40,000 quarenta mil vilas. Menos de 1 % da população conhece a Jesus. Lembro da palavra do Senhor a Josue "... e ainda muitíssima terra ficou para possuir" Josué 13,1

O sentimento que tenho ao ler este texto e' : Ainda muitíssimas cidades e vilarejos de Bihar precisam (ser conquistados) precisam conhecer a boa proposta do evangelho. Visitei 34 dos 38 distritos do estado. A seara e' muita vasta, muito grande.



Após esses 6 anos o coração continua ardendo por Bihar; fico feliz pois Ana caminha na mesma sintonia. No mês passado ela tomou uma decisão que me surpreendeu. Decidiu fazer a ETED Escola de Treinamento e Discipulado da Jocum, aqui em Patna, ela e' a primeira estrangeira a fazer este curso aqui. Tem sido um grande desafio para ela , as condiçoes não são tão boas de acomodação a alimentação, a escola funciona em parte de uma casa alugada. Ontem ela disse que decidiu fazer este curso aqui por ser uma ótima oportunidade para aprofundar mais na cultura, conhecer mais a língua e saber como as pessoas pensam. Esta experiência ajudara' muito no futuro.

Quero também compartilhar um GRANDE SONHO com vocês para este novo tempo. Estamos levantando recursos para a construção de um templo, com banheiro e com poço artesiano (poucos sabem que, nas regiões rurais o povo não tem banheiros em casa, o que resulta numa serie de conseqüências ...) Estamos orando e buscando o local mais estratégico e apropiado para construirmos pois as necessidades São gigantescas. Trabalharemos para que não seja apenas um local de reuniões. O alvo e' abençoar a vila, usando o espaço durante a semana para alfabetizar as crianças sem acesso a escola. E através desse projeto ensina-las no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele Pv 22.6

A construção, esta orçado em 650.000 Rupias, O valor convergido em real e' 24.000,00 reais.

Ate o momento já temos em caixa 4.709,00 reais, e a promessa de mais 3.500,00 de alguns amigos que se propuseram a contribuir ate o final do ano. Por fé temos 8.209,00 reais. Precisamos da metade do valor para iniciar o processo de construção. Abrimos uma conta exclusiva para o projeto. Desejando contribuir por favor nos escreva e enviaremos os dados.

Se quisermos e unirmos nossas forcas conseguiremos mudar (para melhor) a realidade de muitos Biharis.



Finalmente, irmãos, orem por nós, para que a palavra do Senhor se propague rapidamente e receba a honra merecida, como aconteceu entre vocês. Orem também para que sejamos libertos dos homens perversos e maus, pois nem todos temem ao Senhor.

2 Tessalonicenses 3:1,2



Um forte abraço

Valtemir e Ana.



sábado, 28 de julho de 2012

quinta-feira, 26 de julho de 2012

Conselhos aos candidatos e eleitores

Aos candidatos:
  • Não seja aventureiro, esta historia de "pior do que está não fica" é mentira. Quando está pior corre o perigo de aparecer alguem pra jogar terra em cima.
  • Não entre na politica para fazer seu "pé de meia".
  • Não entre para a politica para arrumar emprego.
  • Não pense em se candidatar se você não sabe administrar.
Aos eleitores:
  • Não vote só porque ele é seu parente,
  • Não vote só porque ele está desempregado;
  • Não vote só porque ele te deu tijolo, areia ou outra coisa, com certeza isto não saiu do bolso dele mas, vai sair do seu na hora do saneamento básico, asfalto, iluminação...
  • Não vote porque ele prometeu emprego ou outro beneficio;
Tire da sua cabeça ideias como:
  • "Ele rouba mas faz" - se você for dono de uma loja e o funcionario destaque daquele mês te rouba, você não deixará ele na empresa.
  • "Todos que entram vão roubar mesmo" - A mudança começa em cada um de nós, se você aceita este argumento é porque em alguma area da sua vida, tem o hábito de roubar.
  • "Tenho um documento assinado em cartorio, provando que assim vou cumprir o que prometo."- Politicos no Brasil gostam de um documento assinado em cartorio, dá credibilidade. Fique sabendo que o documento assinado em cartorio é apenas um papel assinado por um escrivão, se o dito candidato não cumprir o que está escrito o cartorio não dá nenhuma punição ao sujeito, até porque não é a área de atuação deles.
  • Alguns candidatos prometem que se ganharem irão criar creches, parques, e outras coisas... - aproveite e veja qual é a função de um prefeito, vice-prefeito e vereador, depois observe, se o candidato promete coisas que não são compativeis com sua função, saiba que ele é mentiroso;
Agora, eles estão entre nós, aproveite o momento e questione, procure saber quais são as reais intenções do seu candidato.
E ore, ore, ore, para que haja paz e prosperidade na cidade.
Um abraço
Adriano Papa

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Saia da zona de conforto


“E Jesus, vendo-o deitado e sabendo que estava assim havia muito tempo, perguntou-lhes: queres ficar são?” João 5:6

        Se olharmos friamente o texto poderíamos pensar: “mas que pergunta boba esta de Jesus, se o deficiente estava a 38 anos esperando um mover milagroso das águas é por que queria ser curado”. Acontece que a pergunta do Senhor trás uma reflexão, pois, ao ficar 38 anos naquele leito aquele homem vivia com certa acomodação. Ele acabava sendo visto como a vitima de uma “injustiça espiritual” pois não conseguia chegar ao tanque para receber a cura, ficou acostumado a receber ajuda dos outros, se conformou com a situação de ficar parado em um mesmo lugar, vendo a vida passar, os milagres acontecerem com outros sem a expectativa de que possa acontecer o mesmo consigo.
         Jesus quebra a inércia daquele rapaz e faz com que o mesmo tenha uma vida de desafios. Ao sair da zona de conforto, aquele paralitico foi desafiado pela religião local pois carregava sua maca no sábado, foi desafiado a conhecer Jesus para testemunhar o seu milagre, foi desafiado a ter uma vida santa para que não lhe ocorrer coisa pior.
         Vejo pessoas clamando por milagres, cobrando de Deus as promessas, pedindo prosperidade, querendo a realização de seus sonhos mas não saem da zona de conforto. O novo e o desconhecido criam duvidas e temores e muitos não querem arriscar. Veja como reagem ao chamado missionário, é mais fácil pagar alguém do que ir; para visitar aquele irmão doente já tem o pastor com esta obrigação; até para reunir no templo, dependendo das condições climáticas ou outros fatores ele prefere ficar meditando (frente a Tv) em casa.
         Quero que pense nisto, quando quiser mais de Deus, lembre-se de homens como Abrão – teve que sair da comodidade de sua pátria e do meio de seus parentes,  Moisés – teve que sair do conforto do palácio e admitir que era filho de escravos,  Davi – perambulou durante anos até se tornar Rei de Israel, Paulo – largou o titulo e as regalias religiosas para transmitir a mensagem do evangelho, Jesus – deixou a glória para ensinar aos homens que ele é o caminho da salvação. Todos eles não se acomodaram, tiveram suas batalhas, momentos de incertezas, mas conquistaram sonhos, promessas e a certeza da presença de um Deus vivo acompanhando cada passo na face desta terra.
Um abraço
Adriano Papa

segunda-feira, 16 de julho de 2012

Missões Venezuela



Acima, meu amigo colombiano Paulo, abaixo Artur, Adriano e o pr. José Claudio e sua esposa Marlene missionarios na Venezuela.

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Igreja Batista Shallom - Belo Oriente






Pr. Adilson, sua esposa Sandra e minha familia.

quarta-feira, 27 de junho de 2012

Pastor ou dono de igreja?


Existe uma historia que é atribuída ao imperador Napoleão Bonaparte em que dizia que certa vez, sugeriram ao monarca a criação de uma igreja para que fosse a religião oficial do seu governo. Dizem que ele respondeu da seguinte maneira: “Para a criação de uma igreja, eu precisaria preencher 2 requisitos: nascer de uma virgem e após a minha morte ressuscitar no 3º dia.”
        Muitos pastores acham que morreram e ressuscitaram no 3º dia, parece que compraram, não com sangue, a igreja que lideram.
        É possível perceber isto, nas placas denominacionais que vêm acompanhadas com o retrato do sujeito, nas afirmações de que ele é membro fundador e por aí vai. E dentro do templo, quando se tem discernimento, percebe-se a manipulação em cima de suas ovelhas.
        Vou deixar nestas linhas, as características que a Bíblia dá a um pastor para que você leitor possa tirar as suas conclusões para o titulo deste texto.
·         Primeiramente para ser pastor é preciso ter o dom, um presente dado pelo Espírito Santo;
·         Para ser pastor é preciso ter uma vocação, um chamado;
·         Para ser pastor é preciso governar bem a casa, ser o sacerdote e o exemplo no lar;
·         Para ser pastor é preciso ser casado com uma só mulher;
·         Para ser pastor é preciso apresentar-se diante de Deus e das pessoas de forma aprovada, sem ter com o que se envergonhar;
·         Para ser pastor é necessário tratar os mais idosos com mansidão e paciência como se fossem seus pais;
·         Para ser pastor é necessário tratar os mais jovens como irmãos;
·         Para ser pastor é preciso ver que a seara é grande e que é preciso ter amor pelas almas perdidas;
·         Para ser pastor é preciso ver que a seara precisa de mais trabalhadores, e ter esta responsabilidade de treiná-los;
·         Para ser pastor é preciso carregar óleo para tratar das feridas de suas ovelhas;
·         Para ser pastor é preciso domínio próprio para saber corrigir as suas ovelhas;
·         Para ser pastor é preciso visão para conduzir suas ovelhas a pastos verdejantes;
·         Para ser pastor é preciso prover pastos verdejantes, isto é estar sempre atualizado para poder ensinar, alimentar espiritualmente seu rebanho;
·         Para ser pastor é preciso fazer a obra de Deus sem relaxamento;
·         O pastor é digno do seu salário, não do salário de outrem;
·         O pastor procura sempre dizer a verdade um com o outro, não manipulá-lo;
·         O pastor tem sempre em mente que o nome de Jesus é que tem que ser exaltado e não o dele;
·         O pastor acima de tudo, para apascentar cordeirinho, ovelha e rebanho deve amar o Senhor Jesus;
Um abraço
Adriano Papa