sábado, 22 de junho de 2013

Manifestação na cidade de Ipatinga









A onda de protestos realizados em todo o país passou nessa sexta-feira (21) por Ipatinga.

Milhares de pessoas foram para as ruas. Por volta das 16h as pessoas começaram a se reunir no trevo que liga os bairros Caçula e Jardim Panorama.

Logo no início houve uma certa dispersão, que a princípio ninguém entendia, pois um grupo pedia para que os manifestantes seguissem pela avenida JK.

Ao mesmo tempo um carro de som afirmava que deveriam seguir para a BR-381. Logo a frente o carro de som foi expulso pelos manifestantes, que alegaram que foram enganados e queriam saber quem contratou o veículo.

Eles disseram que o veículo teria usado o pretexto de levá-los para a BR-381, em protesto pela duplicação, mas depois foi induzindo-os a irem se manifestar na porta da Prefeitura.

A Polícia Militar acompanhou o protesto, para conter “tumultos”, caso fosse necessário.

Segundo declarações do Comandante do 14º BPM, Edvânio Carneiro, a Polícia Militar acredita que cerca de oito mil pessoas participaram do protesto, já os manifestantes contestam e afirmam que o movimento teve cerca de 15 mil pessoas.

Aglomerados em frente ao Poder Executivo, os manifestantes gritavam pela prefeita Cecília Ferramenta e por "soluções para a cidade". A Câmara Municipal também foi "alvo" de protestos.

Um helicóptero sobrevoou a Praça dos Três Poderes, em frente ao prédio da Prefeitura. Um dos ocupantes da aeronave exibia um cartaz e a multidão gritava muito sempre que o helicóptero se aproximava.

Um dos pontos de destaques eram as frases escritas nos milhares de cartazes que eram levados pela multidão. Algumas frases de destacavam e eram usadas por vários manifestantes. Veja algumas:

Um dos pontos de destaques eram as frases escritas nos milhares de cartazes que eram levados pela multidão.

Algumas frases de destacavam e eram usadas por vários manifestantes. Veja algumas:

“Queremos hospitais padrão FIFA!”

“Tem tanta coisa errada que nem cabe em um cartaz”

“Não estamos em Ordem, mas estamos em Progresso”.

“Abaixo a PEC 37”

“O povo acordou”

“Sai do Face e vem pra rua”

“Enfia os 0,20 centavos no SUS!”

“Não é pelo busão, é pela Nação”

“Keremu educassão dessente!”

“O povo unido não precisa de partido”

“Se é perigoso ficar sem cinto no carro, por que temos que andar em pé nos ônibus?”

“Olha que legal, Brasil parou e nem é carnaval!”

Rede Globo

Além dos políticos, a Rede Globo de Televisão também foi muito criticada pelos manifestantes.



Eles carregavam cartazes e gritavam palavras de ordem contra a emissora. “ Todo mundo sabe que a Rede Globo usa a fórmula de alienar o povo com seu formato de televisão. Sempre manipulou o povo brasileiro desde a ditadura e se tornou um poder paralelo de corrupção para construir seu império a base do sofrimento do povo”, disse um dos manifestantes,

As manifestações se estenderam pela noite. O comércio fechou as portas em vários pontos da cidade e os ônibus pararam de circular.



Nota de esclarecimento

Momentos antes do início do protesto a Prefeitura de Ipatinga divulgou uma nota justificando o encerramento de suas atividades mais cedo nesta sexta-feira, para "preservar a integridade dos servidores". Leia a nota na íntegra:



"A Prefeitura Municipal de Ipatinga, face ao manifesto programado para esta tarde na cidade, esclarece:

- A Administração Municipal respeita e defende o direito da população se manifestar, mesmo porque a participação popular é o eixo central do nosso programa de governo;

- A decisão de encerrar o expediente mais cedo nesta data, no prédio da Prefeitura Municipal, tem como objetivo unicamente preservar a integridade dos servidores, diante de acontecimentos lamentáveis registrados em todo o país, onde uma minoria se aproveitou da mobilização popular para provocar tumultos e depredações;

- Infelizmente, apesar da grande maioria desejar manifestações pacíficas, ameaças de vandalismo foram também divulgadas nas redes sociais, o que motivou a decisão da Administração Municipal, acatando inclusive orientação da Polícia Militar;

- A Administração Municipal está atenta aos anseios da nossa comunidade e deseja que a manifestação ocorra de maneira pacífica, ordeira, uma característica da população ipatinguense".
Extraído site Plox



Nenhum comentário:

Postar um comentário